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Cardápio: layout e precificação




Tudo sobre precificação e detalhes do cardápio físico para inauguração de seu negócio.


Partindo da ideia que você já tenha definido a comunicação visual de sua empresa, como logo, nome, paleta de cores, etc... Se sim! ÓTIMO! Se não, tá atrasado rs... mas ainda dá tempo. Você pode contar com a ajuda de agências e profissionais de marketing, como a CONTÁGIO COMUNICAÇÃO ou de uma consultoria gastronômica como a CAJU GASTRONOMIA! O importante é ter em mente, detalhes visuais dos recursos que vai usar para informar seu cliente sobre seus produtos e serviços.

Como eu falei, quanto mais você informar através do cardápio e outros recursos virtuais ou físicos, como lousas, placas, cartões, etc, mais você facilita o entendimento, de seu cliente ao que se diz a sua empresa. Você pode informar sobre: horário de atendimento, forma de pagamento, tipos de serviços e produtos, onde vc está nas redes sociais, e qualquer outro aspecto que você considere importante nessa relação entre cliente e empresa.

Se coloque no lugar do cliente, por exemplo, você também faz entrega, mas ele não tem como saber a não ser que vc o comunique. Contar com o ser humano, o garçom que trabalha com vc, por exemplo, nem sempre te garanti a transmissão da msg, ele pode esquecer por algum motivo, certo? Mas se vc tem essa informação em seu cardápio, reforça a probabilidade que o cliente receba essa mensagem. Entendeu?

Isso serve para detalhes em sua lista de produtos, também. Digamos que você seja uma hamburgueria e vende molhos extras, que já vem nos lanches mas que podem ser vendidos como porção extra também, e que serão cobrados.

Se você não comunica ao cliente que trabalha com essa opção, vc acaba deixando de vender, na vdd não usa a vitrine de propagandas que é o cardápio, assim como pode ter problemas, caso seja solicitado, cobrado sem aviso ao cliente, e ser questionado sobre a omissão da informação, entende? Muitas vezes a pessoa deixa de comprar porque não sabe quanto custa e tem vergonha de perguntar...



Maaasss... e o preço gente? Como eu faço com o preço, você deve estar se perguntando.

Essa é umas das dúvidas mais frequente, de donos de restaurante e negócios de alimentação.


Primeira dica: Cobrar preços justos e competitivos, principalmente em relação à concorrência. Avalie o valor que a concorrência cobra e use como termômetro para suas decisões.

Há itens do cardápio como refrigerante, cerveja e outros, que tem preços difíceis de negociar com o fornecedor, nesse caso, busque promoções em distribuidores, mas principalmente se esforce para vender com valores próximo aos de seus concorrentes. É mais difícil ter uma margem grande de lucro NESSES PRODUTOS.

Agora, quando falamos de produtos desenvolvidos por você, fica mais fácil, como os pratos, drinks, salgados e dozes que produza... você busca insumos com bons preços e faz uma conta simples para chegar ao valor final.


Em outro momento vamos detalhar muita coisa, inclusive como fazer uma ficha técnica, que é uma ferramenta importante para descobrir quanto custa seu produto. Com essa informação você chega ao preço final de forma precisa, definindo exatamente o percentual de lucro que pretende ter. Esse é um serviço que, nós da Caju, também oferecemos! Caso tenha interesse entre em contato!

Se você tem esses valores exatos, maravilha! Mas se não tem se preocupe com o insumo mais caro ou de maior quantidade usado na receita de seu preparo. Por exemplo, a farinha no pão, ou a carne seca de um Pastel. Faça uma conta rápida, regrinha de 3, para descobrir o quanto está gastando na porção que serve e multiplique por 3 ou 4, para chegar ao preço final de venda. Considere o valor médio do resultado dessa conta e também o valor que a concorrência cobra, para chegar em um número que agrade a vc e ao seu cliente. Não compare as cegas, sem ter essa informação dos custos, ou pode estar comparando gato com lebre e acabar saindo no prejuízo. Seu concorrente pode estar usando insumos de diferente qualidade, ou ter um serviço diferente que consequentemente resulta em uma valore de venda diferente do seu.


Pessoal! É muito importante dizer que essa é a forma mais simplista de orienta-los, existem muitas variáveis na precificação e Eu juro, que terei o maior prazer em esmiuçar cada detalhe desse tema com vcs, assunto para outro vídeo, promessa! mas por hoje temos informação suficiente para definir um cardápio para inauguração!


Minha dica a respeito do cardápio físico, neste momento, é que você não invista muito nele. O que quero dizer com isso é que o cardápio pode ser um investimento alto, dependendo do modelo, material e recursos que escolha. E essa primeira experiência com o negócio vai te mostrar se conseguiu passar as informações necessárias, se vai manter o menu que escolheu, pode ser que vc queira tirar ou acrescentar algo, se vai manter os preços, talvez vc tenha usado a estratégia de colocar o preço um pouquinho mais baixo para aumentar depois. Assim, você pode e vai provavelmente, ter que reimprimir o cardápio em pouco tempo. Por isso não vale a pena investir nesse super cardápio de cara entende? Quando tiver mais seguro e certo de que não haverá futuras mudanças, aí sim você manda rodar um bem lindão. Sem falar no cardápio digital que, atualmente faz papel principal para esta ferramenta.

Nossa... é tanto assunto! Logo voltamos falando mais sobre isso...


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