top of page
Buscar
  • Foto do escritorgastronomiacaju

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS E MELHORIA DE RESULTADOS SOB O OLHAR DE ESPECIALISTAS


Você já pensou que, talvez, a rotina do seu restaurante tenha mudado desde a implantação, e que possivelmente, você obteria melhores resultados com algumas alterações?


Pergunta difícil neh? Vamos simplificar...


A rotina de um restaurante ou negócio de alimentação tem vários processos, nas diferentes áreas. E com o alto índice de turn over do nosso setor, é muito mais difícil “manter as regras” acontecendo no detalhe. Quero dizer, provavelmente as coisas são feitas com um desempenho satisfatório. Mas não, necessariamente, da forma com que foram ensinadas inicialmente ou da forma que te dariam melhores resultados.


Como saber?

Façamos uma reflexão rápida.


O que é um negócio de sucesso para você? Bons resultados financeiros e entregas de qualidade de produto e serviço? Legal, estamos na mesma página...

Ainda assim vamos nos aprofundar. Você conhece o dia a dia de todos os seus funcionários? Eles seguem uma rotina de processos desenhados? Há padrão no atendimento e nos produtos servidos? O número de pessoas na equipe condiz com a demanda de trabalho que tem? Está seguro de que cada colaborador executa da melhor forma suas funções?

Talvez não seja tão fácil responder ou enxergar cada situação questionada acima, porque, com certeza, é necessária expertise em cada setor para isso. Indo além da sua experiência como gestor (a).





Pensemos em alguns cenários.


1. Você inaugurou seu restaurante sozinho, de forma empírica, errando e acertando, e hoje se considera um negócio de sucesso.


2. Você inaugurou seu restaurante com um respaldo profissional, de uma empresa ou equipe muito qualificada, porém seu negócio não é exatamente o que você idealizou inicialmente.


3. Você não está satisfeito com o desempenho de algumas ou todas as áreas do seu negócio. Não consegue atender a demanda em sua total capacidade, tem reclamações constantes ou não tem um faturamento que atenda às suas necessidades ou expectativas.





Em cada um desses cenários há razões para os processos fugirem do controle da gestão.


Veja:


1. Quando abrimos um restaurante com processos com pouco embasamento ou sem processos, damos espaço para que cada colaborador posso colocar sua forma de fazer nas funções de sua rotina. Vamos testando o que funciona, mas é como se não tivéssemos um “manual de instruções”, então cada um pode fazer o que quiser ou COMO quiser, e assim cada hora temos um resultado, tanto de gastos quanto de qualidade. E por mais que seu negócio esteja te dando dinheiro, você não consegue mensurar, conhecer seus números e entender o que poderia fazer melhor para o resultado melhorar ainda mais. É muito mais difícil implantar novas propostas com uma equipe já “acostumada” a não ter regras. E quando tentamos, percebemos que “santo de casa não faz milagre”. Geralmente os donos de restaurantes não se sentem suficientemente ouvidos pela equipe, o que não gera resultado eficiente.


2. Depois do primeiro ano de início de um negócio de alimentação, podemos considerar uma rotina mais conhecida e estabelecida para nossa empresa. Antes disso há uma rotativa muito alta de colaboradores, e há grande variáveis sendo construídas, como vínculos com fornecedores, entendimento quanto aos gostos, expectativas e necessidades dos consumidores, ou seja, conhecemos melhor nossos clientes, e demanda da gestão do negócio, como rotina e controles de gastos e desperdícios, que são únicas para cada estabelecimento. Sendo assim, o caminho planejado inicialmente, quase sempre sofre uma mudança de rota e com isso os processos acabam se perdendo. Nesse caso é muito importante considerar uma RECICLAGEM, para treinamentos de equipe e organização administrativa que apontará as melhores formas de se fazer cada coisa, dentro de uma rotina otimizada.



3. Inúmeras razões podem ter trazido seu estabelecimento para um resultado insatisfatório. Apenas uma análise experiente e detalhada, bem de perto, pode diagnosticar as DEFICIÊNCIAS e OPORTUNIDADES para o crescimento de números e clientes em um negócio de alimentação. Visitar cada rotina, entender as dificuldades e necessidades, somado a experiência acadêmica e acima de tudo, de vivências profissionais no setor, possibilitam enxergar melhores formas de fazer cada coisa e assim, modificar a experiência final do cliente, e consequentemente o resultado financeiro da empresa.


Apenas quando enxergamos cada fator relevante dos números e processos do negócio, podemos fazer alterações pertinentes que vão resultar em melhores desempenhos nas diversas áreas.


BUSCAR AJUDA ESPECIALIZADA É UMA SOLUÇÃO.


especialistas em gestão e operação de negócios de A&B.
Parte do time Caju Gastronomia



Nós, da Caju, temos um time de especialistas. Toda a equipe tem experiência em restaurantes, ou seja, viveu ou ainda vive o dia a dia do setor. E isso nos dá respaldo para direcionar equipe e gestão nas melhores decisões quanto a cada detalhe de operação, além de desenhar os processos, passo a passo, para o resultado mais rápido e econômico com a qualidade na entrega.


E mais, temos experiência nas diversas áreas específicas de negócios de A&B, como:






· área financeira e administrativa - com olhar para a gestão dos números de compras, estoque (desperdício) e recursos humanos;

· operação: cozinha profissional, bar e café (barista) - percebendo as necessidades de cada tipo de gastronomia e tipo de serviço nos diversos modelos e horários de atendimento;

· operação: salão e delivery – facilitando a comunicação entre os setores e o principal, o CLIENTE. Organizando rotina e apresentando a melhor conduta/postura de acordo com o posicionamento do negócio. Implantando técnicas de vendas e de cuidado e atenção ao cliente, do “bom dia” ao “volte sempre”.

· recursos humanos – visando uma melhor condição de trabalho a equipe, desenhamos uma rotina fácil e possível que proporciona um ambiente de trabalho tranquilo e eficaz, a parte da pressão natural do nosso tipo de negócio. E através de mentorias de liderança propomos institucionalizar dinâmicas motivacionais de incentivo e meritocracia, em todos os setores.

· marketing - com um entendimento de posicionamento e análise de concorrência que direciona as ações on e off line.


Veja na prática, os benefícios em cada setor:

(os valores são proporcionais a um faturamento mensal de R$300 mil)


§ Controlar estoque e compras te garante a realidade do seu CMV (índice de custo de mercadoria vendida). Não basta lucrar. É importante saber se a precificação do seu cardápio está correta e de quanto é seu desperdício. Se faz compras assertivas com melhores valores de mercado (cotação com fornecedores) x melhor opção de produto a comprar para cada necessidade de preparo.

Evitar 5 % de desperdício ou correção no cmv representa um aumento R$150.000,00 no LUCRO anual


§ Melhorar a entrega dos produtos e serviços do seu negócio, com pequenas alterações nas rotinas de operação, pode aumentar em até 30% seu faturamento.

O que representa R$1.080.000,00 no ano.

Neste caso, estar dentro de um cmv próximo ao ideal, com a ajuda de fichas técnicas sendo executadas e uma boa gestão de controle e operação te resulta, em média, em um aumento de R$560.000,00 de LUCRO anual.


§ Cada ação dentro de uma rotina de trabalho, toma um tempo de execução e trás um resultado e nem sempre os colaboradores estão usando de todo empenho para desenvolver as suas. É muito comum encontrarmos pessoas sem funções claras na equipe, ou com horários ociosos durante o dia. Entender a necessidade do restaurante e as oportunidades de cada função possibilita organizarmos uma rotina mais eficiente para cada cargo. Nesse cenário, temos a oportunidade de desenhar uma equipe mais coesa e enxuta. Aliviando os custos da folha de pagamento.

Diminuir um membro da equipe (de função auxiliar) representa uma média de R$40.000,00, que contribuiria com o aumento no LUCRO anual


§ Entender o posicionamento do seu negócio x ameaças e oportunidades externas (localização, publico, concorrência etc.) clareiam a visão para um caminho mais assertivo nas tomadas de decisão que envolvem comunicação, oportunidades de mercado e precificação.

Propor um produto ou serviço (ou alterar o que se tem de forma mais direcionada) pode aumentar, minimamente, em 10% o tícket médio do seu cliente.

O que representa um aumento R$300.000,00 no FATURAMENTO anual



E ai? O que achou?


Te apresentei exemplos reais de benefícios para esse investimento.

Dinheiro é muito mais fácil de mensurar. O que não consegui te mostrar por aqui são os inúmeros benefícios no melhor atendimento ao seu cliente e no dia a dia do ambiente profissional de sua empresa.


Agora que você viu, em valores, quanto representa dedicar tempo e atenção a otimização dos processos de seu negócio, te convido a conhecer nossos serviços.


ENTRE EM CONTATO CONOSCO E SAIBA COMO MELHORAR OS NÚMEROS E DESEMPENHO DE SEU RESTAURANTE COM A CAJU.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page